twitter Facebook Google Pluss Youtube Google Pluss
Anuncie aqui!

Descritor de ciências
8.º ANO
 Compreender que os leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de agentes invasores.
 Diferenciar os tipos sanguíneos do sistema ABO e Fator Rh quanto às possibilidades de transfusões.
 Distinguir a pequena circulação da grande circulação, percebendo sua inter-relação.
 Distinguir entre o caráter preventivo das vacinas e o caráter curativo dos soros, nos mecanismos de defesa do corpo humano.
 Identificar a estrutura do sistema linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no organismo humano.
 Identificar as estruturas respiratórias e seus movimentos.
 Identificar os componentes do sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os quanto a sua anatomia e funções.
 Identificar os componentes figurados do sangue e suas respectivas funções.
 Identificar, em representações figurativas, as estruturas que compõem o sistema respiratório.
 Reconhecer a hematose como o mecanismo das trocas gasosas nos pulmões.
 Reconhecer as principais doenças do sistema respiratório e suas manifestações no organismo humano.
 Reconhecer o efeito causado pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) no sistema imunológico humano.

Descritores de português
 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
 Identificar o tema de um texto.
 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
 Inferir uma informação implícita em um texto.
 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
 Localizar informações explícitas em um texto.
 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Descritores de matemática 
 Aplicar a fatoração de polinômios.
 Comparar e ordenar números racionais e irracionais.
 Identificar as situações em que são aplicáveis os produtos notáveis.
 Identificar posições relativas de uma reta e de uma circunferência.
 Obter a média aritmética simples, inclusive com arredondamento de números irracionais.
 Resolver inequação de 1.º grau.
 Resolver problema que envolva uma inequação de 1.º grau.

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.