Data:12.04.2013
Hora:10h:35min
Nome:Ismael Micael P. Da Silva
Time:Furacão de Genios
Familia:Tornado
Ciencias
Celulas->Organelas e suas funções organização estrutural-* Membrana Plasmática:
Estrutura que envolve o citoplasma, formada por lipídios e proteínas lembrando um Mosaico Fluído. Funções:Possui uma Permeabilidade Seletiva, regula trocas de substâncias por transporte Passivo ou Ativo. Captura substâncias por Fagocitose ou pinocitose.
*Ribossomos:
Formado pelo RNA e Proteínas. Funções: Síntese Proteica e encadeando aminoácidos podem compor o Retículo Endoplasmático Rugoso.
*Mitocôndrias:
Possuem 2 membranas e DNA, com isso pode se auto-duplicar. Funções: Participa da Respiração Celular (produz energia – ATP)
*Retículo Endoplasmático:
Vesículas e Túbulos que percorrem o citoplasma. Funções: Transporte e armazenamento de substâncias. No liso há síntese de lipídios/esteróides, e no Rugosso de Proteínas.
*Lisossomos:
Vesículas com enzimas digestivas. Função: Digestão intracelular, Autofagia ( manutenção celular) e Autólise ( Suicídio Celular).
*Complexo de Golgi:
Pilhas e Vesículas – Secreção de Substâncias e Síntese de Polissacarídeos e glicoproteínas. Formação de Acrossomo do Espermatozóide e Lisossomos.
*Centríolo:
Microtúbulos Cilíndricos Perpendiculares. Funções: Atuam na divisão celular.
*Peroxissomos:
Possuem enzimas, principalmente a Catalase. Realiza a quebra de substâncias tóxicas, como os radicais livres.
Sistema endócrino->Glandulas->Hormonios->Função-
O sistema endócrino é formado por um conjunto de órgãos que, através de suas células conseguem sintetizar diversas substâncias químicas. Estes órgãos são denominados de glândulas endócrinas. Estas substâncias químicas recebem o nome de hormônios.
Os hormônios atuam em células específicas do corpo, denominadas de células alvo. Estas células possuem em sua membrana proteínas capazes de identificar os Hormônios e a eles se ligarem. As principais glândulas hormonais são: hipófise (glândula pituitária), hipotálamo, tireóide, supra renais (adrenais), pâncreas, gônadas e as paratireóideas.
Alguns hormônios produzidos pela hipófise atuam sobre outras glândulas comandando a secreção de outros hormônios. São os chamados trópicos. Os principais hormônios são:
a) Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide;
b) Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina adrenal (supra-renal);
c) Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas;
d) Somatotróficos: atuam no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular.
Sistema Reprodutor->Orgão->Função-
Todo ser vivo tem um tempo limitado de vida: nasce, cresce, envelhece e morre. Várias espécies continuam povoando a Terra graças a capacidade de reprodução. Um ser é capaz de se reproduzir para gerar um descendente fértil, que por sua vez, também se reproduz, e a espécie se perpetua. Além disso, na espécie humana a reprodução também traz prazer e é uma forma de dar e receber carinho, a relação sexual é uma das expressões mais íntimas que pode haver no relacionamento entre duas pessoas. A reprodução humana (sexo) ocorre pela fertilização interna durante a relação sexual. Durante este processo, o pênis ereto do macho é inserido na vagina da fêmea até o macho ejacular o sêmen, que contém espermatozoides, na vagina da fêmea. Os espermatozóides, em seguida, viajam através da vagina e do cérvix no útero. A fertilização geralmente acontece na tuba uterina (fecundação é o nome dado ao encontra dos gametas, do óvulo e do espermatozóide). Após a fertilização bem sucedida, a gestação do feto ocorre então dentro do útero da fêmea durante cerca de nove meses; este processo é conhecido como gravidez nos seres humanos. A gestação termina com o nascimento, que ocorre com o parto.[4]
0 comentários:
Postar um comentário